segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gráficos das funções trigonométricas e o ciclo trigonométrico

Olá, mais uma vez! Você gostaria de compreender um pouco mais sobre ângulos em graus e radianos e gráficos das funções seno, cosseno e tangente? Construí um ciclo trigonométrico, desta vez, através do software de geometria dinâmica GeoGebra. No link http://www.4shared.com/file/112078404/ef5b3dde/Ciclo_trigonomtrico_e_grficos.html, você poderá baixar uma pasta “zipada” com dois arquivos: um html e outro ggb, ambos gerados pelo software GeoGebra. Após baixá-los, descompacte a pasta e abra o arquivo html. Caso não possua software para descompactar arquivos, sugiro que baixe o WinRAR disponível em http://www.baixaki.com.br/download/winRAR.htm. Não é necessário ter o software GeoGebra instalado para interagir com o ciclo trigonométrico, mas caso o queira para fazer outras construções, há um link ao lado neste blog: “Site para download do GeoGebra”.

Após abrir o arquivo html, você poderá observar no canto superior esquerdo várias informações: valores dos ângulos em graus e em radianos, valores do seno, do cosseno e da tangente dos ângulos, bem como os gráficos que estão prontos para serem selecionados e estudados separadamente ou não. Optando pelo gráfico do seno, por exemplo, você observará uma reta paralela ao eixo x que indica a variação dos valores de y, ou seja, dos valores de senos dos ângulos. Sempre estará visível a reta paralela ao eixo y que representa os valores dos ângulos em radianos. A interseção dessas duas retas resulta no ponto do gráfico com as citadas abscissas e ordenadas. Ao movimentar a abertura do ângulo através do ponto de interseção entre a reta de abertura do ângulo e o círculo, você poderá visualizar o ponto desenhando o gráfico para o intervalo de 0° a 360°. A continuação do gráfico para a direita indica ângulos maiores de 360°, ou com mais de uma volta. A continuação do gráfico para a esquerda indica ângulos negativos, como se abríssemos o ângulo no sentido horário.
Analogamente vocês observarão a mesma idéia para os gráficos do cosseno e da tangente.
Ah! Uma outra dica é que se você quiser abrir os ângulos exatamente em 90°, 180°, 270° ou 0°, você deve direcionar o mouse bem sobre o ponto no ciclo trigonométrico. De outra forma, os ângulos não aparecem exatos, redondos...
Espero que gostem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário