terça-feira, 16 de junho de 2009

A Trigonometria (trigono = triangular; metria = medida) teve origem no estudo das
relações entre as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo e, em particular, do triângulo retângulo. Serviu desde os antigos babilônios, até pouco antes de Descartes, de instrumento puramente prático de agrimensura, astronomia e navegação. Freqüentemente necessitava-se calcular distâncias que não podiam ser medidas com a régua ou com a trena.A Trigonometria tornava isso possível pela simples aplicação de certas regras básicas sobre as relações entre os lados e os ângulos de qualquer triângulo. Hoje em dia, as três relações mais usadas dizem respeito ao triângulo retângulo e são chamadas seno, cosseno e tangente.
As relações representadas pelo seno, cosseno e tangente de um ângulo têm valor variável conforme a abertura do ângulo. Os gregos calcularam alguns desses valores, dispondo-os em tábuas trigonométricas que os matemáticos posteriores melhoraram e ampliaram. Você poderá ver no link
http://www.slideshare.net/Edna.Alves/trigonometria-retangulo11 um resumo sobre as relações entre os lados e os ângulos no triângulo retângulo e valores do seno, cosseno e tangente dos ângulos notáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário