terça-feira, 9 de junho de 2009

O ciclo trigonométrico e os softwares de geometria dinâmica.

Quer entender melhor como funciona um ciclo trigonométrico?
Através do uso de softwares de geometria dinâmica como o ReC (Régua e Compasso), GeoGebra e Cabri Gèométre, isso é possível...
Darei aqui, as dicas para se construir um ciclo trigonométrico no ReC.
Com o software pronto, você precisará das ferramentas: "Exibir grade", "Círculo" para construir o círculo de raio 1 com centro na origem dos eixos, "Reta" para abertura do ângulo, "Ângulo" que deverá ser editado para que se use ângulo maior de 180º, isso é feito na caixa "Editar Ângulo" ao clicarmos com o botão inverso do mouse sobre o ângulo e escolhendo a última opção para tamanho de ângulo. Continuando, você deverá utilizar retas paralelas aos eixos que passem pela interseção da reta de abertura do ângulo com o círculo de modo a cruzarem os eixos em senos e cossenos dos respectivos ângulos. Nesses pontos deixamos visíveis as coordenadas para que possamos visualizar os valores de seno e cosseno. Através de uma reta paralela ao eixo y e tangente ao círculo você encontrará os valores das tangentes na medida da interseção dessa última reta com a reta de abertura do ângulo. Devido à falta de exatidão nas casas decimais, é preferível deixar a opção "Alterar algarismos decimais" para uma ou duas casas apenas. Assim, você poderá verificar que seno de 180º é 0, por exemplo.

Ao finalizar, verifique os valores de seno, cosseno e tangente de ângulos como 0º, 90º, 180º, 270º e 360º movimentando o ponto de interseção da reta de abertura com o círculo, e ainda, compare as relações dos ângulos de 30º e 60º que observou no objeto de aprendizagem do Rived.

Para melhor compreensão da construção, assita também o vídeo a seguir:


Vídeo disponível também em: http://www.youtube.com/watch?v=RhAG0OqCxqk

Nenhum comentário:

Postar um comentário